sábado, 2 de fevereiro de 2013

Beatriz - Cristovão Tezza

ISBN: 9788501094223
Autor (a): Cristovão Tezza
Tradução: ----
Número de páginas: 144
Ano:
2011
R$ 34,90 Compre aqui  
Editora: Record
Pontuação: ♥ ♥

  • Sinopse do Skoob: Sete histórias longas e um prólogo revelador compõem Beatriz. Beatriz é a personagem do romance Um erro emocional, que acompanha agora o autor em situações originais. Em Beatriz, mergulhamos na ficção e, paralelamente, refletimos sobre as relações entre leitor e autor, leitura e livro, o escritor e a liturgia de seu trabalho.
Meus pareceres: Confesso que como fã dos romances do escritor, esse livro me deixou extremamente decepcionada. Os sentimentos foram os mais diversos: raiva, ódio, decepção.. enfim, nada bons.
No entanto, após uma segunda e terceira leitura - com o (maldito) olhar de crítica literária, o que foi possível observar é: sim, Cristovão escreve contos. E muito bem. Enquanto narrativa, pontuação, linguagem... os aspectos "formais" do conto, todos foram alcançados. Sem falar na habilidade de pontuar "a la Saramago": parágrafos longos, com poucos pontos finais e que prendem a atenção.

Os personagens das histórias que acontecem em Beatriz, são na grande maioria "reutilizados" de obras já publicadas pelo escritor. Os que de nome antes não existiram, a personalidade já se fez presente.

A "la Realistas", que criticavam o que viviam, é como se desenvolve a trama do livro: os contos dão a sensação de "denunciar" algo que parece real. Parece, e muito, um grande desabafo. Fala da professora e sua submissão diante de fatos; do escritor que não aguenta os leitores e "enrola" na tão esperada mesa redonda - inclusive o amigo; da mãe que se preocupa com a iniciação do filho; do "vizinho" de poltrona no ônibus que insiste em saber sobre você...

A capa e a distribuição do texto em diversos contos como se fossem novos capítulos que ora conversam entre si e ora não,  simplesmente completam o sentido de ser "simples" e ao mesmo tempo falar (algumas das) verdades que já estavam virando verde-musgo.

Em resumo: se você admira os escritores, é apaixonado por assistir mesa redonda com eles e acha que leitor bom é aquele que tenta contato com o seu "querido escritor"... boa sorte ao ler esse livro. Seu mundo de algodão-doce com certeza irá por água abaixo logo nas primeiras páginas.  Não estou dizendo que não é um bom livro. Apenas fala (acredito eu) muito do que alguns escritores sempre tiveram vontade e nunca tiveram coragem.

Boa leitura!
Abraço e até a próxima parada.
Ana Laura

2 comentários :

  1. Oi Ana! Ainda não li nenhum livro do Cristovão Tezza, mas sua resenha me deixou com certa curiosidade. Amei esse final, onde você diz: "fala muito do que alguns escritores sempre tiveram vontade e nunca tiveram coragem". Tem que ser uma pessoa muito corajosa mesmo, visto que as críticas devem cair em cima!
    Gostei da sua resenha e do blog! (:

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!

      Que bom que consegui despertar sua curiosidade! Sou uma apaixonada confessa pelas obras do Cristovão. Com certeza é um escritor que vale a pena ler!
      Logo mais posto as demais resenhas que fiz sobre obras dele ("Juliano Pavollini" e "Trapo")... outra que já postei aqui no blog e também é dele é "O Fotógrafo".

      Seja bem vinda por aqui! E se tiver sujestões de livros, aceito!
      Beijinhos

      Excluir

Comente aqui!

author
Ana Laura Queiroz
Formada em Letras Português/Espanhol. Autora, professora e blogueira. Lê e escreve por paixão e por profissão. Para solicitar a prudução de um artigo, entre em contato.