sábado, 7 de novembro de 2020

Roube como um artista: 10 dicas sobre criatividade

ISBN: 978-8532528421
Autor (a): Austin Kleon
Tradução: Leonardo Villa-Forte
Número de páginas: 160
Ano:
 1ª edição, 1º julho/2013 
R$
25,45 Compre aqui: https://amzn.to/32n2M9C ou gratuito na assinatura KindleUnlimited
Editora: Rocco
Pontuação: ♥ ♥

Sinopse (Amazon):

Verdadeiro manifesto ilustrado de como ser criativo na era digital, Roube como um artista, do designer e escritor Austin Kleon, ganhou a lista dos mais vendidos do The New York Times e figurou no ranking de 2012 da rede Amazon ao mostrar – com bom humor, ousadia e simplicidade – que não é preciso ser um gênio para ser criativo, basta ser autêntico. Baseado numa palestra feita pelo autor na Universidade do Estado de Nova York que em pouco tempo se viralizou na internet, Roube como um artista coloca os leitores em contato direto com seu lado criativo e artístico e é um verdadeiro manual para o sucesso no século XXI.

Meu ponto de vista

Um daqueles livros que, se for levar em conta o tamanho, gráfico, diagramação e fluidez, pode ser lido em menos de um dia. Mas, se a ideia é aprofundar o que é exposto e de fato colocar em prática, o conselho é lê-lo com calma. Fazendo reflexões em relação ao que fazemos e como podemos melhorar. 

Tem MUITA lição de moral e gatilhos que nos fazem não querer ficar parado. Nos incentiva a tirar os projetos do papel e a perceber que não precisamos reinventar a roda. É uma leitura válida tanto para quem já se percebe como alguém criativo, quanto para quem ainda não se percebe assim e/ou não tem certeza. 

Apesar de tocar em coisas simples da vida, são lições que vão além de frases bonitinhas ou "instagramáveis" (aquelas frases que todo mundo quer postar na rede social Instagram) como temos visto nos últimos tempos . 

A minha experiência de leitura foi com o kindle (no programa KindleUnlimited), mas confesso que já fiquei desejando comprar o livro só para ter as anotações na cabeceira, além de tê-las aqui no blog e no bloco de notas. Uma coisas curiosa que percebi durante a leitura é que nem todos os destaques que apareceram como feitos por outras pessoas, são coisas que para mim faz sentido - e isso eu relaciono ao fato de já me identificar no grupo das pessoas criativas, então, algumas "lições" para mim era mais algo do tipo: huhul tô no caminho certo :)  Por isso que afirmo que, mesmo para nós que já nos enxergamos no grupo das pessoas vistas como "loucas" por alguns, ainda assim encontramos coisas para aproveitar no livro. 

 Agora, como de praxe por aqui, segue as citações do Livro Roube como um Artista que destaquei. 


O que é originalidade? Plágio não detectado.(posição 55, e-book Kindle)

Quanto mais ideias boas você tiver coletado, mais fontes terá para poder escolher quais irão te influenciar. Roube qualquer coisa que ressoe em você, que inspire ou abasteça sua imaginação. (posição 77, e-book Kindle)

Adoro o livro Só garotos, da cantora e poeta Patti Smith. É uma história sobre como dois amigos que queriam ser artistas se mudaram para Nova York. Sabe como aprenderam a ser artistas? "Você começa como um impostor e torna-se real" - Glenn O'Brien Eles fingiam ser artistas. (posição 139, e-book Kindle)

Copiar é engenharia reversa. (posição 153, e-book Kindle)

Primeiro você tem que descobrir quem vai copiar. Depois, tem que descobrir o que vai copiar. (posição 162, e-book Kindle)

Para o escritor Wilson Mizner, se você copia de um autor, isso é plágio, mas se você copia de muitos, é pesquisa. (posição 165, e-book Kindle)

Quando chegou a hora de organizar Newspaper Blackout, eu escaneei todos os poemas e os imprimi pequenos, cada um do tamanho de um quarto de uma folha de papel. Então os espalhei pelo meu escritório, rearranjei em pilhas e depois em um monte cuja ordem copiei de volta para o computador. Foi assim que o livro foi feito – primeiro mãos, depois computador, depois mãos e depois computador. Um tipo de loop analógico-digital.(posição 256, e-book Kindle)

Você não tem que compartilhar tudo – na verdade, às vezes é melhor não. Mostre apenas um pouco do que está fazendo. Compartilhe um esboço, um rabisco ou fragmento. Compartilhe um vislumbre do seu processo. Pense sobre o que você tem a compartilhar que seria de valor para as pessoas.(posição 346, e-book Kindle)

A comida deve ser boa. Você tem que achar um lugar que o alimente – criativa, social, espiritual e literalmente. (posição 394, e-book Kindle)

O comediante Jerry Seinfeld tem um método de calendário que o ajuda a se manter em sua criação diária de piadas. Ele sugere que você arranje um calendário que te mostre o ano inteiro. Depois, você divide seu trabalho em sessões diárias. Todo dia, ao terminar o trabalho, marque um X grande e gordo no espaço daquele dia. Todo dia, ao invés de apenas fazer o seu trabalho, pense em só preencher aquele espaço. “Depois de alguns dias você terá uma corrente”, diz Seinfeld. “É só seguir isso e a corrente vai crescer cada vez mais todo dia. Você vai gostar de ver essa corrente, principalmente quando estiver mais experiente, com a bagagem de algumas semanas. Seu único trabalho é não quebrar a corrente.(posição 495, e-book Kindle)

Arranje um calendário. Preencha os espaços. Não quebre a corrente. (posição 501, e-book Kindle)

Nessa era de abundância e sobrecarga de informação, aqueles que estarão à frente serão aqueles que souberem o que deixar de fora, para assim poderem se concentrar no que é realmente importante. Nada é mais paralisante do que a ideia de possibilidades ilimitadas. A ideia de que você pode fazer qualquer coisa é apavorante. (posição 527, e-book Kindle)

No fim das contas, criatividade não é apenas o que escolhemos usar, são as coisas que escolhemos deixar de fora. (posição 544, e-book Kindle)

E você, já leu esse livro? O que achou? Quais foram os pontos altos/baixos para você? Já leu os demais livros dessa coleção do autor? Eu confesso que já estou com uma listinha dos próximos - só esperando entrarem no pacote do KindleUnlimited rsrs

Um Abraço, boa leitura e até a próxima parada!

Ana Laura Queiroz


Como participante do Programa de Associados da Amazon, sou remunerado pelas compras qualificadas efetuadas

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui!

author
Ana Laura Queiroz
Formada em Letras Português/Espanhol. Autora, professora e blogueira. Lê e escreve por paixão e por profissão. Para solicitar a prudução de um artigo, entre em contato.