quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A irmandade das calças viajantes - Angela Melin

ISBN: 8532515118
Autor (a): Ann  Brashares
Tradução: Angela Melin
Número de páginas: 312
Ano:
2003
R$ 39,50 Compre aqui  
Editora: Rocco
Pontuação: ♥ ♥

  • Sinopse do Skoob"Nada no mundo pode separá-las. Tibby, Carmen, Bridget e Lena são amigas de verdade. Companheiras, cúmplices, confidentes. E a amizade delas, ao que tudo indica, não é pura coincidência. Pode ter acontecido antes mesmo de nascerem, afinal vieram ao mundo em um intervalo de dezessete dias de diferença entre uma e outra. Não é mesmo muita coincidência? Pela primeira vez, porém, as quatro adolescentes iriam passar o verão separadas. Carmen visitaria o pai na Carolina do Norte. Lena e a irmã ficariam duas semanas na Grécia com os avós. Bridget iria para uma colônia de férias. Tibby tinha escolhido ficar em casa mesmo e começar a trabalhar em uma farmácia. Definitivamente, este seria o verão mais longo de suas vidas. (...)"

Meus pareceres: diria que é uma das obras mais descontraídas que li no decorrer das férias do ano passado. Fez com que eu voltasse à minha adolescência e me sentisse parte do grupo dessas meninas com calças viajantes. Os sentimentos expressos pelas meninas, parece um resumo do que praticamente toda menina (o) já sentiu um dia.

A obra se desenrola como se fosse um diário, e ele é narrado de acordo com quem está com a calça ou  gostaria de estar. Ou seja, são várias vozes e vontades concomitantemente - o que é divertido mas ao mesmo tempo, se não prestarmos atenção, faz com que nos sintamos perdidos (rsrsr).

Em relação à linguagem, posso dizer que está em plena harmonia com a obra. É cheia de textos que nos levam a imaginar os espaços e combina perfeitamente com diários e cartas de adolescentes. A forma que elas se expressam é exatamente o registro da fala de muitas das adolescentes. É um texto leve, sem palavras que precisam de um dicionário embaixo do braço.

A capa e a forma que o texto é distribuído também colaboram para para que tudo se complete. Ao ver o jeans na capa, não teve como não remeter à ideia de "uau, esse livro deve ser tão bom, (confortável e divertido) quanto usar um jeans..." rsrsr

Em resumo: é um livro infantojuvenil (então, se você não gosta desse tipo de livro, não se atreva!); leve e divertido. Se você, assim como eu, gosta de uma distração literária e com isso, gosta de livros estilo "diários", mergulhe de cabeça! Comprei o meu num sebo, paguei menos de R$10,00. Mas ainda é possível comprá-lo em livrarias ou até mesmo realizar trocas pelo Skoob.

Além do mais, o livro virou filme! Confira o trailer!
Um abraço, boa leitura e até a próxima parada!
Ana Laura

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui!

author
Ana Laura Queiroz
Formada em Letras Português/Espanhol. Autora, professora e blogueira. Lê e escreve por paixão e por profissão. Para solicitar a prudução de um artigo, entre em contato.