segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Os Natos - volume I - Volta ao mundo falando Português - Beto Junqueyra

ISBN: 9788504015591
Autor (a): Beto Junqueyra
Tradução: ----
Número de páginas: 232
Ano: 2009
Editora: Editora Nacional
Pontuação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Sinopse (Skoob): Uma carta misteriosa vai levar "Os Natos" - um grupo de elite encarregado de missões especiais - para uma aventura sem limites. Eles farão uma volta ao mundo, passando por todos os países que falam a Língua Português, numa gincana internacional. O objetivo da gincana é desvendar uma série de mensagens deixadas pelo poeta Luís de Camões, espalhadas em diversos locais do planeta. Ao decifrar essas mensagens, a equipe vencedora poderá encontrar um tesouro, deixado pelo famoso escritor português. A equipe de Natos - formada por Gordo-Loco, Helô, Tobi, comandada por Mestre Alceu, o diretor do Liceu dos Natos - vai contar com aliados poderosos: os falantes de Português que moram em diversos países, em quatro continentes - Europa, África, Ásia e América. Eles terão também a ajuda de instrumentos muito estranhos, mas bastante valiosos: o portulábio deixado por Camões, uma espécie de "chave-mágica" para decifrar as mensagens em código, e uma invenção de Gordo-Loco, o "gás da doidera". Uma série de pistas, mapas e até o próprio portulábio fazem parte da bagagem de todos que quiserem aceitar o convite para essa aventura fantástica.

  • Meus pareceres...
Confesso que foi um dos livros infantojuvenil que mais gostei de ler nos últimos tempos. como descobri? Estava em busca de livros para indicar aos meus alunos do Ensino Fundamental II, quando deparei-me com essa sinopse. E sim, o fato de ser um livro interativo (quem me acompanha sabe que amo esse tipo de livro), fui conquistada antes mesmo de terminar de lê-lo. Contava os minutos para chegar o livro... e quando chegou, devorei! É simplesmente magnífico. O autor consegue fazer com que o leitor viaje com ele e com os personagens ao longo de toda a história que conta; é bastante rico em detalhes e faz constantes retomadas à literatura clássica (sim, isso também fascinou-me demais, pois ele cita Camões como se fosse "seu melhor amigo").   

A peça citada (portulábio) dá um "quê" a mais à história e ao mesmo tempo vontade de que tivesse mais momentos para utilizá-la... 

Em relação à linguagem abordada e a "lição de moral" que acompanha os livros desse público, é simplesmente muito coerente. O autor prende a atenção da gurizada - como chamo carinhosamente meus alunos -  de maneira surpreendente, sem usar vocabulário "pesado" (palavrões) bem como demonstra que as gírias acabam prejudicando a comunicação. E não, em momento algum ele diz: "não use gírias", o autor demonstra isso. Como? Simples, uma das equipes que faz parte da história, só usa uma linguagem com gírias, tomada de "internetês" ... 

Em resumo, valeu cada centavo pago e cada suor da correria para conseguir o livro. 

PS: sem falar  que o autor é humilde e consequentemente bastante acessível. Conseguimos no final da leitura, trocar e-mails com o escritor e ainda fazer um "bate-papo" via Skype. O que foi perfeito, pois a gurizada conseguiu colocar seus pareceres e tirar dúvidas sobre a obra diretamente com quem a produziu. Fica aqui o meu muito obrigada ao Beto Junqueyra e mais uma vez os parabéns pela postura e obra. 

Até a próxima parada,
Ana Laura 

2 comentários :

  1. Salve, Ana!

    O privilégio foi meu em conhecer vocêe sua gurizada. Parabéns pelo seu profissionalismo e grato pelo carinho!
    Abraço,

    Beto Junqueyra

    ResponderExcluir

Comente aqui!

author
Ana Laura Queiroz
Formada em Letras Português/Espanhol. Autora, professora e blogueira. Lê e escreve por paixão e por profissão. Para solicitar a prudução de um artigo, entre em contato.