sábado, 9 de abril de 2016

Se eu ficar - Gayle Forman

ISBN: 13:9788581635415

Autor (a): Gayle Forman
Tradução: Amanda Moura
Número de páginas: 224
Ano: 2014
Editora: Novo Conceito
Pontuação: ♥ ♥


Sinopse: A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.


Meu ponto de vista: há algum tempo descobri que sou apaixonada por livros, filmes e séries que viajam no tempo... no liro Se eu ficar, por mais que a personagem principal não viaje no tempo exatamente, ela está "em outra dimensão", então, o efeito em mim é o mesmo: fico presa à leitura e não tenho vontade de parar de ler...

Pode ser que para algumas pessoas esse livro seja uma afronta às crenças religiosas, enquanto que para outras pode ser que seja exatamente (ou muito próximo) o que acredita ser que aconteça quando morremos, ou melhor, quando estamos em estado de coma. Para mim, que há tempos não sigo uma Igreja nem religião ao pé da letra, e que acredito na conversa entre pessoas em estado de coma e o resultado que causa, foi simplesmente uma ficção divertidíssima e emocionante de ser lida. 

A narrativa em primeira pessoa é surpreendentemente bem-feita. O design gráfico e a linguagem utilizada durante a história também são muito bem-feitos. Se tivesse que definir em uma palavra a história seria: eletrizante. 

O livro é uma lição de vida, faz com que a gente reflita o quanto estamos dando de atenção para coisa, atitude e pessoas a nossa volta e o quanto realmente deveríamos dar. Mia tem uma vida "perfeita", é amada, faz coisas legais e tem uma família digna de comercial de televisão. Mas até antes do acidente, ela não vê assim!

Para fechar com chave-de-ouro e dar ainda mais vontade (ou não) de ter esse livro em mãos, separei algumas das frases/passagens que mais gostei no livro Se eu ficar. Se você não gosta de spoiler, saia agora mesmo daqui!



Durante o traslado do local do acidente ao hospital...
"-vamos chegar lá em quinze minutos se você voar de verdade. -Posso até imaginar o que o cara está pensando. Que não vai me fazer nada bem sofrer outro acidente a esta altura, e tenho que concordar." p. 21


Sobre a equipe de enfermeiras...
"são sempre rudes e apressados, como se não considerassem as pálpebras dignas de delicadeza, e isso me faz perceber as pouquíssimas vezes em que tocas as pálpebras de alguém durante a nossa vida." p. 65


Enfermeira...
"_Vocês podem achar que são os médicos que controlam o show - diz ela, gesticulando na direção dos aparelhos. _ Nã-não. É ela quem controla o show. Talvez, ela esteja só esperando a hora certa. por isso, conversem com ela. digam que pode usar o tempo que for necessário, mas que volte, porque estão esperando por ela." p.70



Mia...
"E eu sabia que quando ficávamos juntos, sozinhos, poderíamos conversar por horas e horas, ou simplesmente ficar lendo um ao lado do outro, cada um com seu iPod ligado e ainda assim, nos sentíamos completamente unidos." p.79



Mia...
"Adam sempre fica surpreso quando  que minhas mãos, mesmo em pleno verão e mesmo depois de nossos encontros mais quentes, continuam geladas." p.163



Mãe da Mia...
"Você lava, eu seco. Vamos conversar enquanto isso. Água morna e sabão. Isso sempre serviu como um calmante para mim."p.173



"Estes restaurantes se acham demais, mas na verdade são apenas versões mais caras, mais enfeitadas, do McDonald's." p.205

A editora lançou ainda um livro "parte 2", o "Para onde ela foi", que é contado pelo Adam... só li o primeiro capítulo (estava no final desse livro aqui!)... escutei falar bem e mal. Ainda não decidi se lerei inteiro. Acho que sim. Quando o fizer, contarei por aqui. 

E vocês, já leram esses livros ou só foram ao cinema vê-los em filme mesmo?

Um abraço, boa leitura e até a próxima parada!
Ana Laura Queiroz

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui!

author
Ana Laura Queiroz
Formada em Letras Português/Espanhol. Autora, professora e blogueira. Lê e escreve por paixão e por profissão. Para solicitar a prudução de um artigo, entre em contato.