domingo, 17 de janeiro de 2016

O Lado Bom da Vida - o livro que virou filme! - Matthew Quick

ISBN: 9788580572773
Autor (a): Matthew Quick
Tradução: Alexandre Raposo
Número de páginas: 256
Ano: 
2013
Editora: Intrínseca
Pontuação: ♥ ♥

Sinopse Skoob: Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele 'lugar ruim', Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um 'tempo separados'. Tentando recompor o quebra-cabeça de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com o pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.

Minhas impressões: 

Desejei o livro "O Lado Bom da Vida"por muito tempo e sempre acabava enrolando na hora de comprá-lo. Há alguns dias, fiz uma troca com a Flavia Fucci, que conheci através do Skoob (dei o livro As vantagens de ser invisível, que resenhei aqui e ela me deu esse).  Comecei a leitura na sexta-feira e hoje (domingo) acabei. Foi uma daqueles livros que não dava vontade mais de parar. E hoje, quando acordei, peguei meu chimarrão, uns pacotes de biscoitos e não levantei enquanto não terminei de ler. Foi ótimo. 

Apesar da história parece MUITO dramática e triste nas primeiras páginas, o autor soube prender o leitor e levá-lo até o final do livro sem perder a vontade de continuar lendo. E como de praxe (da editora Intrínseca), a diagramação do livro é perfeita. 

A história é intensa e ao mesmo tempo fluida. Quem já passou por término de relacionamento, ou ainda, conviveu com alguém que passou por isso, certamente vai se encontrar em algum momento. Não é um livro triste, nem daqueles, melosos; menos ainda um livro de autoajuda.

Como o livro acaba sendo um diário, acabei convivendo com o personagem de forma tão íntima que praticamente não encontrei espaço para meus post-it e indicações de frases prediletas (e não fiquei chateada com isso, o que é raro rsrs...

Em fim, diria que um diário de superação. Quando a dor é tão forte que o corpo não pode aguentar, é necessário ver o lado bom da vida, encontrar o sol em meio as nuvens e recomeçar. 

E agora, alguns dos meus poucos post-it no livro O Lado Bom da Vida
Isso me faz rir, porque ele é meu terapeuta e eu não sabia que terapeutas podiam gostar de futebol americano.  p57

[...] A vida não é um filme de censura livre para fazer com que a pessoa se sinta bem.  Muitas vezes a vida real acaba mal [...]p.193

Você precisa de amigos, Pat. Todo mundo precisa.p.254

Não assisti ao filme e nem sei e quero. Às vezes prefiro ficar apenas com o livro mesmo.

E vocês, já leram esse livro?

Um abraço, boa leitura e até a próxima parada!
Ana Laura Queiroz

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui!

author
Ana Laura Queiroz
Formada em Letras Português/Espanhol. Autora, professora e blogueira. Lê e escreve por paixão e por profissão. Para solicitar a prudução de um artigo, entre em contato.