segunda-feira, 1 de junho de 2015

Eleanor & Park - um romance para passar o tempo



ISBN: 13: 9788542801255

Autor (a): Rainbow Rowell
Tradução: 
Número de páginas: 328
Ano:
2014
Editora: Novo Século
Pontuação: ♥ ♥

Sinopse do Skoob: Eleanor & Park - Eleanor é a nova garota na cidade, e ela nunca se sentiu mais sozinha. Todas as roupas estranhas, cabelo ruivo caótico, e uma vida familiar cheia de problemas, ela não poderia ficar mais de fora nem se tentasse. Então ela senta no ônibus ao lado de Park. Calmo, cuidadoso e - aos olhos de Eleanor - impossivelmente legal, Park acredita que ficar fora do caminho é o melhor jeito de sobreviver ao colegial. Devagar e instantaneamente, através das conversas tarde da noite e uma grande pilha de fitas, Eleanor e Park se apaixonam. Eles se apaixonam do jeito que sempre é a primeira vez, quando se tem 16 anos, e não há nada e tudo a perder. Ambientado no ano escolar de 1986, Eleanor & Park é engraçado, triste, chocante e verdadeiro, uma viagem nostálgica para quem nunca esqueceu seu primeiro amor.

Meus pareceres: sabe aqueles livros que você começa a ler e leva meses para terminar? Não porque é apaixonante e você quer ficar mais tempo com ele, mas sim porque ele simplesmente não desperta tannnnto interesse a ponto de querer tê-lo sempre ao seu lado, e lê-lo a qualquer momento do seu dia.

Assim foi a minha relação com Eleanor & Park. Ao mesmo tempo que queria lê-lo (e terminá-lo de uma vez por todas), nem sempre me sentia motivada a fazê-lo. Fiquei com ele emprestado por mais tempo que fiquei qualquer outro livro até agora, fato esse que me deixava com raiva cada vez que o via. 

A história, parece de fato aquelas coisas de adolescentes. Primeiro você odeia e diz que "imagine se chegarei perto dela um dia, é ridícula, estranha e blá blá blá" e de repente, lá está o casal que antes se achavam estranhos, juntinhos, andando de mão dadas e sentindo as borboletas voarem no estômago. 

A única parte da boa dessa história foi que me fez recordar bons momentos que tive no meu ensino médio ao lado de uma garoto lindo, de bochechas rosadas e um cabelo estilo "surfista" (é aquele cabelo mais compridinho, que fica em cima do olho, não sei como chamam isso hoje em dia, mas na década de 90 era assim que chamávamos: cabelo surfista). Passávamos os poucos minutos que tínhamos juntos escutando Legião Urbana com um um discman e trocando bilhetes com frases de pensadores famosos... 

O resto do livro, passei raiva, vontade de socar a cara da Eleanor por ser tão molenga; vontade de matar o padrasto dela, por ser um estúpido, bêbado, drogado e grosso e asqueroso. Vontade de denunciar a mãe dela pro Conselho Tutelar, por concordar viver com um homem asqueroso com o o que ela encontrou para ser padrasto das crianças e por deixá-lo fazer o que faz com todos - inclusive com ela. Vontade de abraçar os familiares do Park, e agradecer a Deus por existirem afamilias assim. 

Quanto a diagramação, apesar de gostar de livros que são divididos em vos dos personagens (nesse caso, o ponto de vista de Eleanor e o de Park), em alguns momentos a autora não deixa isso bem organizado, o que gera uma certa confusão. Não gostei da estrutura linguística do livro. Concordo com quem pensa que ela não sabe sinônimos rsrsr... ok, de repente a culpa não é da escritora e sim de quem traduziu o livro, de quem revisou e não falou... Enfim, #ficaadica editores!

Apesar de todo esse meu drama, sempre existem flores em meio aos espinhos. E sim, consegui tirar algumas passagens que gostei, assim como é de costume. 

"Se ele olhasse para o rosto de Eleanor naquele momento, veria quão idiota ela era. Dava para sentir seu rosto ficando todo risonho e abobado". p. 74

"Assim que a tocou, perguntou-se como aguentara tanto tempo sem fazê-lo". p.74

"- Não consigo não pensar - justificava, em meio a uma aula de Taekwondo. - Não consigo desligar o cérebro.
- Se lutar desse jeito, alguém cai desligá-lo por você." p.81

"Ela tinha aquele sorriso que a gente vê nos comerciais de creme dental, em que dá para ver quase todos os dentes da pessoa.

Por hora é isso!
Leu esse livro também? Deixe o seu ponto de vista, vou adora sabê-lo!

Abraços, boa leitura e até a próxima parada!
Ana Laura Queiroz

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui!

author
Ana Laura Queiroz
Formada em Letras Português/Espanhol. Autora, professora e blogueira. Lê e escreve por paixão e por profissão. Para solicitar a prudução de um artigo, entre em contato.