quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Cinquenta tons de cinza


ISBN: 9788580572186
Autor (a): James, E.L.
Tradução:  Adalgisa Campos da Silva
Número de páginas: 455
Ano:
 2012
R$ 39,90 - compre aqui 

Editora: Intrínseca
Pontuação: ♥ ♥ ♥  

Estava enrolando para escrever essa resenha há dias. E a razão é única: sensação de falar o que todos já sabem. Sim, sei que esse é um aspecto que se sofre quando se fala de um "best seller" e é por isso que venci meu lado que dizia "abandona essa resenha" e aqui estou falando do premiado livroCinquenta Tons de Cinza, da autora britânica E.L. James. Confira!



Sinopse: Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja, mas em seus próprios termos.


Meus pareceres...

A forma que a autora usou para escrever, considero realmente envolvente. Ouso inclusive a fazer referências com livros brasileiros (clássicos) nos quais os escritores também fazem menção a produtos e lugares da época, numa linguagem envolvente (e quando falo envolvente, não quero referir-me aos apelos sexuais) e cativadora, o que faz com que fiquemos muito mais presos à leitura proposta. 

Indigno-me ao escutar as pessoas falando que a autora lançou mão de marcas famosas para ganhar dinheiro com o sucesso que o livro traria. Acho no mínimo hipócrita essa colocação. E quem é que nos dias atuais não faz as coisas para ganhar dinheiro. Afinal de contas, inclusive as resenhas de livros atuais podem gerar muito mais acessos ao blogs do que as de livros que não estão na mídia... Sem falar que, o fato da autora citar objetos (os quais um grande número de leitores têm) com certeza deixa a leitura mais "viva", faz com que o público sinta-se "parte da história"... 

Em relação a história em si, acredito que envolve muito mais hábitos culturais do que parecer literário propriamente dito. Para alguns, o hábito sádico é algo inteiramente normal, faz parte de seu cotidiano. Enquanto que para outros, isso é horripilante. Não acredito que o fato de conhecer um pouco mais sobre esse mundo chamado de "sombrio" fará com que aqueles que como eu não fazem parte dele, venham a desejar fazê-lo. Afinal de contas, não é só o meio que muda o homem... 

Em resumo, posso dizer que gostei do Cinquenta tons de Cinza sim! E que nesse momento estou lendo a sua continuação (então, logo venho postar o meu parecer do II e do III)...  se indicaria para alguém? Sim, indicaria para pessoas que querem se distrair e quem têm facilidade em conviver com culturas diferentes, respeitando-as. 

P.S.: Eis as músicas citadas nesse livro... Ouça a trilha sonora de Cinquenta tons de cinza - 1° livro da trilogia de E L James - criada pela autora do livro :)

Léo Delibes – “The Flower Duet (Lakmé)”

Kings of Leon – “Sex On Fire”
James Rhodes – “Adagio from Concerto No 3 in D Mino”
Amy Studt – “Misfit”
Bruce Springsteen – “I’m On Fire”
Snow Patrol – “The Lightning Strike”
Heitor Villa-Lobos – “Bachianas Brasileiras No. 5”
Frank Sinatra – “Witchcraft”
Giuseppe Verdi – “Prelúdio de La Traviata”
Britney Spears – “Toxic”
Damien Rice – “The Blower’s Daughter”
Johann Pachelbel – “Canon and Gigue in D Major: I”
Thomas Tallis – “Spem in alium”
Frédéric Chopin – “Prelúdio em E-menor”

Obs.: Aqui tem os três!
Abraços e boa leitura!
Até a próxima :)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui!

author
Ana Laura Queiroz
Formada em Letras Português/Espanhol. Autora, professora e blogueira. Lê e escreve por paixão e por profissão. Para solicitar a prudução de um artigo, entre em contato.