terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Tortura cor-de-rosa - As meninas também sabem ser cruéis

ISBN: 9788589829403
Autor (a): Lycia Barros
Tradução: - 
Número de páginas: 149
Ano:
2011
R$
20,50 Compre aqui  
Editora: Atitude
Pontuação: ♥ ♥
Sinopse do Skoob  - Ao mudar-se para São Paulo com seus pais, Ava pensou que poderia ter uma vida normal, como a de todas as meninas da sua idade, que têm amigas com quem conversar, com quem sair e com quem divertir-se naquela cidade cosmopolita. O novo bairro é bonito e elegante, e o novo colégio parece-lhe uma promessa de novos dias por viver, repletos de bons acontecimentos. Porém, já no primeiro dia de aula, Ava descobre que nem mesmo ali a vida é perfeita. Sem que saiba direito como, torna-se alvo de uma garota cruel, que está sempre cercada por fiéis seguidoras, com as quais forma uma espécia de gang. É quando tem início o bullying, que tornará a vida de Ava um inimaginável e completo inferno. "Ava encarou-a por um momento, abalada, tentando disfarçar o pavor que se espalhava pelo seu corpo e as lágrimas que ameaçavam cair de seus olhos. Sentiu-se tomada por um ódio desconhecido. Queria asfixiar aquela garota. Jamais, em tempo algum, pensara que um dia fosse sofrer ameaças daquele tipo, de humilhação mórbida. Dois sentimentos fortes brotaram-lhe: a indignação e o desejo de vingança. Porém, o medo se espremeu entre eles. Se Jaque tinha mesmo feito aquilo com Yoshie, porque não faria com ela?"

Meus pareceres...

É um livro que apresenta boa revisão, no entanto, a simplicidade da linguagem e a falta de espaço para o texto acontecer - fisicamente falando, pois as letras são muito pertinho umas das outras, dá a sensação de "esmagamento, aperto" - fez com que eu ficasse extremamente desanimada com a leitura. Gosto de textos com mais informações... 

O título "Tortura cor-de-rosa - As meninas também sabem ser cruéis" é evidente no decorrer da trama, esta que, pode-se dizer que é o relato de situações do cotidiano de muitos dos adolescentes - e sim, os fatos narrados são extremamente corriqueiros (infelizmente) tanto no ambiente escolar como na sociedade em geral. Logo, acredito que seja um livro que muitos leitores acabarão se encontrando em algum dos personagens e quem sabe, levarão uma lição consigo, já que o livro é repleto de lições que motivam o personagem que está sofrendo a dar a volta por cima. E, diferente do que normalmente se vê nesse tipo de livro, a personagem principal - Ava - é uma menina que apesar de não ser aceita pelos novos colegas, sabe dar a volta por cima sem criar maiores problemas. E além de tudo, tem um coração enorme. 

Durante a leitura, confesso que desejei várias vezes que tivesse mais trama.. o que não impediu de mesmo assim ter muitos post-it espalhados pelo livro... em especial as falas da japa mais divertida que já vi - e que odeia ser chamada assim - Yoshie. 

Veja só algumas citações que separei  ;)

Se caminhar fosse bom pra saúde, o carteiro seria imortal. (p.72)
Depois daquela noite, Yoshie teria a certeza de que era mesmo desafortunada: depois de anos sem se relacionar com ninguém, arrumara uma amiga com a animação de um fungo. (p.51)
Ava, amiga, eu sei que você acha que a fé move montanhas, mas eu prefiro dinamite...
Bateu um curiosidade? Clique aqui e leia o 1º capítulo...
Download 1º Capítulo Tortura cor de rosa
Bem, por hoje é isso,
Um abraço, boa leitura e até a próxima parada!
Ana Laura Queiroz

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente aqui!

author
Ana Laura Queiroz
Formada em Letras Português/Espanhol. Autora, professora e blogueira. Lê e escreve por paixão e por profissão. Para solicitar a prudução de um artigo, entre em contato.